top of page

Tupinambás realizam 8ª edição do 'Grito Ancestral' em defesa do Rio Tapajós

Atualizado: 23 de set.


Belém, PA - O povo Tupinambá se prepara para a 8ª edição do Grito Ancestral, um evento de mobilização em defesa do Rio Tapajós e dos pedrais sagrados, que são considerados a morada de seus encantados.


O Grito Ancestral é o principal momento de mobilização do povo Tupinambá e busca alertar sobre as ameaças que pairam sobre a região. De acordo com os Tupinambás, projetos de grande escala, como a Hidrovia Tapajós e a Ferrogrão, além do tráfego diário de barcaças, representam um risco de explosão dos pedrais e dragagem das areias, o que pode causar a destruição do ecossistema local.

“O encontro, marcado para ocorrer nos dias 6 e 7 de novembro, acontecerá na Aldeia Jacaré, às margens do rio, na Reserva Extrativista (RESEX) Tapajós Arapiuns. O evento terá como pauta a luta contra o Decreto nº 12.600 do Governo Federal, que privatiza e cria a hidrovia do Rio Tapajós, a dragagem do rio e a demarcação da Terra Indígena Tupinambá do Tapajós da Amazônia” afirmou Gilson Tupinambá, Coordenador do Conselho Indígena Tupinambá do Tapajós da Amazônia (CITUPI).

Ameaças a um território ancestral


O evento tem um forte significado espiritual e coletivo para o povo Tupinambá, que vê os pedrais do Tapajós como uma fonte de equilíbrio para toda a vida na região.

PUBLICIDADE

ree

A mobilização é um apelo por justiça social, ambiental e climática, com o objetivo de garantir a continuidade da existência do povo e de outras comunidades que vivem em harmonia com o rio.

A RESEX Tapajós Arapiuns, criada em 1998, possui uma área de 647.611 hectares e abriga 72 comunidades e cerca de 23 mil habitantes.


As comunidades locais realizam atividades sustentáveis, como a produção de móveis com galhos caídos, cultivo de mudas para reflorestamento e a criação de peixes e mel.

O Grito Ancestral do Povo Tupinambá busca dar voz à luta de 28 aldeias, ecoando o chamado para a proteção da floresta, da Mãe Terra e dos modos de vida tradicionais.





1 comentário

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
Convidado:
24 de set.
Avaliado com 5 de 5 estrelas.

Sarará

Curtir
bottom of page