"AMAVIOS III": POESIAS E DESAFIOS EM UM CONTEXTO DE DESVALORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA PARAENSE
- contatoinforevollu
- há 17 horas
- 2 min de leitura
Apesar do governo estadual que oprime e persegue profissionais da educação pública, professores e professoras lançam o livro "Amavios III Prosas e Versos", na 28° Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes.

E-mail: abelribeiro624@gmail.com
A antologia "Amavios" já está na sua terceira versão. É uma iniciativa vitoriosa, organizada por algumas professoras e professores da Secretaria Estadual de Educação do Pará (Seduc) - amantes da palavra, da arte poética e da arte da escrita. O primeiro da série foi lançado em 2023, mesmo sem nenhum incentivo do Governo do Estado aos escritores professores.

"Amavios" é um encanto de sedução que tomou conta de seus autores , despertando o amor dos docentes numa verve que este ano se ampliou para o escritor e advogado Virgílio Viga. Em um estado onde as editoras recebem milhões do governo para vender livros pouco utilizados, "Amavios III" é uma demonstração de resistência diante de tanto assédio,vigilância e controle exercido pela Seduc.
Há nesta banda do território amazônico diversos artistas com enorme talento; desvalorizados, geralmente, não têm espaço para desenvolver sua arte. Por esse motivo, "Amavios III" é também uma atitude de cobrança e denúncia dos absurdos cometidos pela atual gestão.
Convidamos todos os professores e professoras, e a população em geral, a fazer frente conosco pela valorização da literatura, da poesia paraense, da arte em geral, e da educação pública. Não podemos deixar de nos posicionar, libertando nossos talentos do anonimato e da imposição de que tudo que é bom vem de fora. Deve-se ressaltar que o mercado livresco ganha muito dinheiro público, mas nem sempre investe nas produções literárias de nossa terra. O"Amavios III" é, pois, um convite ao desafio, à criação, crítica e renovação.
Venham!!! O lançamento será no dia 20 de agosto às 15h no Ponto do Autor da Secult.
"Amavios III" tem a assinatura editorial da Paka-Tatu.
Façamos de nossas palavras um ato de rebeldia!
Comments