ENTREVISTA DA SEMANA: Advogada indígena Inory Kanamari denuncia violência e racismo no Amazonas
- contatoinforevollu
- 18 de ago.
- 1 min de leitura

Advogada Indígena comenta sobre o "PL da Devastação" e faz críticas à COP30, durante visita a Belém para palestra em evento do TRT.
A advogada indígena Inory Kanamari, a primeira de seu povo, o Povo Kanamari, e escritora, foi entrevistada pelo Portal Info.Revolução durante sua passagem por Belém para uma palestra a convite do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região. Na conversa, a ativista expressou sua posição acerca dos direitos indígenas e teceu críticas à violência sexual sofrida por uma mulher indigena Kokama no Amazonas.
Segundo Kanamari, que já fez parte da Comissão de Direitos Indígenas da OAB-Amazonas e da Comissão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que traduziu a Constituição Brasileira para o Nheengatu, o estado do Amazonas, apesar de ter a maior população indígena do Brasil, é "o mais racista e xenofóbico".
Na entrevista, a advogada também comentou sobre o "PL da Devastação", projeto que, segundo ela, fragiliza a proteção ambiental e os direitos dos povos originários. Por fim, a ativista compartilhou suas expectativas e críticas em relação à COP30, que será realizada em Belém em novembro.
A entrevista completa está disponível para ser assistida no link abaixo (Clique na imagem)
SEJA UM APOIADOR INFO.REVOLUÇÃO
Comentários