top of page

GREVE DE OPERÁRIOS: Patrões da Construção Civil contratam segurança privada e impedem acesso de Sindicato a canteiro de obras da COP 30

Em uma medida considerada "absurda" pelo Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil de Belém, a empresa Círculo Engenharia, responsável por uma obra da COP-30 em andamento na cidade, contratou seguranças privados para impedir o acesso de representantes sindicais ao canteiro de obras, denuncia a entidade sindical (veja vídeo abaixo).

 A decisão tem gerado grande insatisfação entre os trabalhadores e a liderança sindical. Segundo o sindicato, a medida visa restringir a fiscalização e o diálogo, uma vez que o papel da entidade é garantir o cumprimento dos direitos trabalhistas, a segurança e as pautas da categoria, o que inclui um reajuste de 9,5% no salário, aumento na cesta básica e pagamento quinzenal. A alegação de que a obra tem gerado mais lucro para a patronal, sem benefícios para os trabalhadores, é uma das principais reivindicações do sindicato.

 

Além disso, a entidade afirma que a ação da empresa é uma tentativa de silenciar a mobilização e o protesto da categoria, que já está em greve geral há uma semana em todas as obras de Belém. Diante da falta de diálogo por parte da patronal, o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT-8) agendou uma audiência de conciliação para esta segunda-feira, dia 22 de setembro.

Assista video da direção do Sindicato da Construção Civil de Belém 


Para mais informações, acompanhe nossas redes sociais. 


(Matéria em atualização)


Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page