Prefeitura de Belém adia reajuste salarial para junho e servidores cobram transparência
- contatoinforevollu
- 21 de mai.
- 2 min de leitura

E-mail: contato@inforevolucao.com
BELÉM, PA – Representante do Fórum de Entidades dos Servidores municipais de Belém deixaram a reunião com a equipe da Prefeitura de Belém, nesta terça-feira (20) sem uma proposta concreta de reajuste salarial. A Prefeitura alegou que não concluiu os estudos financeiros e que não dispõe de recursos para atender às reivindicações da categoria, que incluem realinhamento de salários ao mínimo nacional, piso do salário do magistério, aumento do vale-alimentação e a realização de concurso público.
Após intensa pressão dos representantes sindicais, uma nova reunião foi agendada para o dia 30 de maio. Na ocasião, a Prefeitura prometeu apresentar sua proposta de reajuste, que, se aceita pela categoria, seria paga na folha de junho com retroatividade a maio.
Fórum de Servidores Muncipais em negociação salarial com a Prefeitura de Belém - Imagem: SINTEPP Belém
Cobranças e alerta para redução salarial
Os representantes dos servidores questionaram a alegação de falta de recursos do Executivo Municipal. Eles argumentaram que o orçamento aprovado na Lei Orçamentária Anual (LOA) e o fato de o município estar abaixo do limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) contradizem a justificativa da administração. Além disso, destacaram que o próprio prefeito reajustou salários de membros do Executivo Municipal, enquanto cortes de direitos afetam a categoria, sugerindo que os servidores não são prioridade.
Representantes do funcionalismo público alertaram que, na prática, o governo está promovendo uma redução salarial de 3% neste mês de maio com o aumento da alíquota previdenciária. "Não vamos aceitar reajuste zero", afirmaram.
Desconto por paralisação será abonado; Previdência em análise
Uma pequena vitória foi obtida em relação à paralisação do dia 16 de maio. O secretário de governo informou que não haverá desconto do dia parado, considerando a questão "superada" após a solicitação formal feita pela diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp Belém) à Secretaria Municipal de Educação (Semec).
No entanto, a suspensão do desconto previdenciário na folha deste mês ainda permanece em aberto. O governo se comprometeu a dar uma resposta sobre o tema nesta quarta-feira (21).
(Matéria em atualização)
Assista agora ao vídeo do Fórum de Entidades e confira os detalhes da negociação com a prefeitura!
Comentários