top of page

Privatização de hospitais no Amapá é alvo de críticas e denúncias


Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

Macapá - Sindicatos e centrais sindicais do Amapá realizaram, nesta sexta-feira (21), um protesto contra a privatização de hospitais públicos no estado. A ação, que consistiu na adesivagem de carros de servidores do Hospital de Clínicas (HCAL), teve como objetivo alertar a população sobre os riscos da medida.


O presidente do Sindsaúde, Kliger Campos, denunciou que o HCAL registrou um aumento significativo no número de óbitos após a privatização do hospital. A denúncia foi protocolada no Ministério Público Estadual, que irá investigar o caso.

Campos também alertou para a substituição de servidores públicos qualificados por mão de obra inexperiente e precarizada, o que pode comprometer a qualidade do atendimento à população.


"Estamos vendo um desmonte da saúde pública no Amapá. A privatização dos hospitais está colocando em risco a vida dos pacientes", afirmou o presidente do Sindsaúde. "Não podemos aceitar que a saúde seja tratada como mercadoria."


Além do HCAL, outras unidades de saúde do estado também estão sendo afetadas pela política de privatização do governo. O Hospital de Emergência (HE) é um dos exemplos, onde a privatização avança sem trazer melhorias reais para a população, segundo os sindicatos.


Os adesivos com mensagens contra a privatização dos hospitais também estão sendo distribuídos para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que sentirão na pele os impactos dessa política estadual.


"Muitos pacientes estão recebendo alta logo após a operação, sem o devido acompanhamento, e sendo mandados para casa. Isso é um absurdo!", denunciou Kliger Campos. "A saúde não pode ser tratada dessa forma."


A mobilização dos sindicatos e centrais sindicais deve continuar nas próximas semanas, com visitas a outras unidades de saúde e a intensificação da campanha de conscientização da população.


Próximos passos:


  • O Ministério Público Estadual irá investigar a denúncia de aumento de óbitos no HCAL após a privatização.

  • Sindicatos e centrais sindicais prometem intensificar a mobilização contra a privatização dos hospitais no Amapá.


Fontes: Sindsaúde e Centrais sindicais do Amapá




Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

© 2024  Info.Revolução - Luta de classes 24 horas. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por: Arte Net

bottom of page