Servidores ambientais do Pará paralisam atividades e exigem valorização salarial
- contatoinforevollu
- 29 de jan.
- 2 min de leitura
Em um ato de protesto que ecoa a importância da preservação ambiental, servidores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS) e do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (IDEFLOR-BIO) paralisaram suas atividades nesta quarta-feira (29) e realizaram uma ação política na Secretaria de Planejamento (SEPLAD). A principal reivindicação é a aprovação imediata do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR), que garanta a valorização salarial e melhores condições de trabalho para esses profissionais.

Por: Douglas Diniz (RSF)
Os servidores denunciam que o Estado do Pará, sob a gestão do governador Helder Barbalho (MDB), paga os menores salários da região amazônica para a categoria, além de não contar com um plano de carreira que reconheça a importância de seu trabalho.
A situação, segundo os manifestantes, é inaceitável, principalmente em um momento em que o mundo discute a urgência de medidas para proteger o meio ambiente.
“É inadmissível que aqueles que dedicam suas vidas à proteção dos nossos recursos naturais sejam tão desvalorizados”, afirmou Daniel Francez, Coordenador Geral do SINDAMBIENTAL. “Exigimos a aprovação imediata do PCCR, que é fundamental para garantir a dignidade e o reconhecimento desses profissionais essenciais para um futuro sustentável. Não podemos esperar mais!”.
A paralisação das atividades e a manifestação na SEPLAD demonstram a insatisfação dos servidores e a necessidade urgente de uma solução para a questão salarial. A categoria espera que o governo estadual atenda às suas reivindicações e valorize os profissionais que atuam na área ambiental.
A categoria deliberou, na semana passada, em assembleia geral, a paralisação semanal para chamar a atenção da opinião pública sobre sua reivindicação, e caso a pauta não avance, uma greve geral das atividades para o dia 28 de março.
*Noticia em atualização
SEJA UM APOIADOR INFO.REVOLUÇÃO - CLIQUE NO LINK ABAIXO
Obrigada pela divulgação. Nós servidores ambientais somos muito importantes no estado, desempenhamos diversas funções primordiais como licenciamento, fiscalização, gestão de unidades de conservação, monitoramento ambiental, reflorestamento etc, e temos o menor salário do norte do país.