SINTSEP-PA realiza assembleia geral híbrida e aprova por unanimidade reformulação do estatuto da entidade
- contatoinforevollu
- 6 de nov.
- 3 min de leitura
Por Douglas Diniz – Repórter Sem Fronteiras (RSF) em colaboração com SINTSEP-PA
E-mail: contato@inforevolucao.com
Belém, PA - O Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal no Estado do Pará (SINTSEP-PA) realizou, nesta quarta-feira (5), uma assembleia geral híbrida — presencialmente em Belém e com participação virtual por meio de aplicativo de videoconferência — para discutir e deliberar sobre a modificação do Estatuto Social da entidade.
A assembleia foi amplamente participativa e contou com a presença de servidores e servidoras federais de diversas regiões do estado. Após a exposição da proposta de reformulação feita pela direção sindical, e pela assessoria jurídica da entidade, o novo texto foi aprovado por unanimidade, consolidando um marco importante na história do sindicato que passa politicamente por um processo de reconstrução.
Segundo Regina Brito, Coordenadora Geral da entidade, “a atualização do estatuto visa modernizar os instrumentos de gestão, fortalecer a democracia interna e ampliar a representatividade da base em todas as regiões do Pará”. Para Aguinaldo Barbosa, também da direção do sindicato “Esse é um passo fundamental para adequar o sindicato aos novos desafios da categoria e às formas contemporâneas de organização do trabalho e da luta sindical”.
Debates e mobilizações rumo à COP 30 e à Cúpula dos Povos
Encerrada a votação, diversos servidores e dirigentes aproveitaram o espaço para informar e convocar a categoria para as atividades de interesse do funcionalismo público que ocorrerão durante a COP 30 e a Cúpula dos Povos, que serão realizadas em Belém neste mês de novembro.
Entre as pautas mencionadas, destacou-se o debate nacional sobre a Reforma Administrativa, que será promovido pela Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef/Fenadsef), com a presença de representantes de entidades filiadas e lideranças sindicais de todo o país.
Também foi anunciado o debate promovido pela Tendência Sindical Unidos Pra Lutar – CSP-Conlutas, que abordará o mesmo tema sob a ótica da resistência e da defesa dos direitos históricos do funcionalismo público diante dos ataques do Congresso Nacional e das medidas de ajuste fiscal aplicadas pelo governo Lula (PT/Frente Ampla).
Unidade e organização da base
Durante os informes, os participantes reforçaram a necessidade de unificar as lutas dos servidores federais, estaduais e municipais, em defesa dos serviços públicos e contra o avanço da precarização.
A direção do SINTSEP-PA, através de seus Coordenadores de a Administração e Finanças Mário Jorge e Antônio Brito destacou que “a reformulação estatutária e a articulação com as centrais e confederações fazem parte da estratégia de fortalecimento político e organizativo do sindicato para o próximo período”.
“O SINTSEP-PA segue firme, com os pés fincados na base e de olho no futuro. Essa reformulação estatutária é parte da nossa preparação para enfrentar os desafios que virão, incluindo a Reforma Administrativa e o debate sobre o papel do Estado diante da COP 30 e do modelo de desenvolvimento imposto à Amazônia”, destacou Cedício de Vasconcellos Monteiro também membro da direção da entidade, logo após o encerramento da assembleia.
Com a aprovação da nova redação do estatuto, o SINTSEP-PA reafirma seu compromisso com a transparência, a democracia sindical e a defesa intransigente do serviço público federal.
📢 Acompanhe as próximas atividades e informes da categoria no site e nas redes do SINTSEP-PA e no Portal Info.Revolução (www.inforevolucao.com)






























Comentários