top of page

SINTSUAS decide deflagrar greve a partir de 19 de janeiro

Assembleia deflagra greve dos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SINTSUAS) - Imagem: Lucy Silva
Assembleia deflagra greve dos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SINTSUAS) - Imagem: Lucy Silva

Por Lucy Silva - Comunicação do SINTSUAS


Em Assembleia Geral realizada no dia 15 de janeiro de 2026, o Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SINTSUAS) deliberou, por votação da categoria, a deflagração de greve a partir do próximo dia 19 de janeiro.


A paralisação ocorre em resposta a projetos de lei encaminhados pela Prefeitura que, segundo o sindicato, retiram direitos históricos dos servidores do SUAS. As propostas impactam diretamente a carreira e a remuneração dos trabalhadores, provocando forte insatisfação na categoria.


Além das mudanças legislativas, o SINTSUAS denuncia a precarização das condições de trabalho nas unidades de assistência social. Entre os principais problemas apontados estão a ausência de material pedagógico e de expediente, falta de apoio alimentar e lanche para os trabalhadores, alimentação inadequada para o público atendido nos abrigos, déficit de vigilantes e servidores, além da inexistência de perspectiva para a realização de concurso público.


Outro ponto destacado pelo sindicato é a ausência de reajuste e de revisão anual da remuneração dos servidores, o que tem agravado a desvalorização profissional e impactado diretamente a qualidade do atendimento prestado à população.


Diante do cenário, o SINTSUAS reforça a necessidade de abertura imediata de diálogo e negociação por parte da gestão municipal, com o objetivo de buscar soluções para as pautas apresentadas pela categoria e evitar maiores prejuízos aos trabalhadores e aos usuários da política de assistência social.



Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page