top of page

Juventudes do Brasil e do mundo criam ‘Baralho da Terra’ para levar à COP-30


Imagem: Paula Loures (Terra Azul)
Imagem: Paula Loures (Terra Azul)

Belém, PA - Jovens ativistas e representantes de diversas organizações realizaram, nos dias 13 e 14 de setembro, em Curitiba/PR e Brasília/DF o Seminário Internacional de Juventudes pela Carta da Terra, um evento que resultou na criação de um documento poético e lúdico para o debate da crise climática: o "Baralho da Terra".


O objetivo do seminário foi coletar princípios e experiências de jovens sobre o futuro do meio ambiente para construir uma nova Carta da Terra, adaptando o documento original de 2000, que reúne princípios éticos para o cuidado com o planeta, em uma linguagem mais acessível.

PUBLICIDADE


ree

Artivismo e mobilização internacional


A articulação reuniu movimentos sociais e instituições de quatro das cinco regiões do Brasil, como Terrazul (DF), EKOA (PR), Coletivo Pororoka (PA) e Jovens Pelo Clima (DF), em duas fases: regional e internacional.


A primeira etapa, focada no "artivismo" (arte + ativismo), desenvolveu 16 "Cartas da Terra", baseadas nos 4 princípios e 16 subprincípios da Carta original. Já a etapa internacional contou com a apresentação de experiências de diversas organizações e uma mesa de abertura com figuras centrais na luta pelo clima, como Miriam Vilela, diretora-executiva da Carta da Terra Internacional, e Gabriel Medeiros, do Observatório Internacional da Juventude.


As discussões e o material produzido, incluindo a redação das 16 Cartas da Terra que serão desenhadas, serão levados pela Comissão Organizadora à COP-30, onde serão apresentados aos representantes dos Estados. A iniciativa busca influenciar as decisões globais sobre as mudanças climáticas com a perspectiva da juventude.

O evento de finalização do Seminário pode ser assistido abaixo


PUBLICIDADE



Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page