top of page

Professor amazônida defende maior presença do Estado para frear conflitos e desastres socioambientais na região

Professor Júlio César de Jesus Costa - Imagem: Arquivo Pessoal Professor Júlio César
Professor Júlio César de Jesus Costa - Imagem: Arquivo Pessoal Professor Júlio César

Mestrando em Letras, Júlio César de Jesus Costa, natural de Belém e radicado em Marabá, ressalta a urgência de uma nova geopolítica para proteger os povos e o futuro da Amazônia.



Belém, PA — A Amazônia, gigante da biodiversidade e maior floresta tropical do mundo, é palco de crescentes conflitos agrários e por água, além das tensões geradas pelo agronegócio, que resultam em desastres socioambientais. É o que aponta o professor Júlio César de Jesus Costa, 47 anos, natural de Belém e morador de Marabá, que defende uma “atuação mais incisiva dos órgãos governamentais para proteger os povos amazônidas e garantir um futuro humano na região” declarou ao Portal Info.Revolução.

Júlio César, atualmente mestrando em Letras no programa Pós-Letras da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), ressalta que a finalidade de suas pesquisas é “subsidiar discussões sobre esses conflitos”. Ele enfatiza “a necessidade de planejar estratégias para o crescimento e evolução das áreas afetadas”, citando como exemplos Anapu (PA) e Pau D'Arco (PA), regiões com histórico de massacres e tensões.

Filho de Ana Rosa Ferreira de Jesus e Manoel Conceição da Costa, ambos de Cuinarana-PA, Júlio César tem uma trajetória ligada à educação pública e ao ativismo social. Formado em Letras-Língua Portuguesa em 2015 em Marabá, onde também atua como professor na rede estadual (Seduc) e municipal, ele é filiado ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (SINTEPP) e casado com Joyce C. Rebelo, doutoranda do PPGED/UFPA, com quem tem dois filhos, Júlian Pablo e Cindy Paolla.

Professor Júlio César de Jesus Costa - Imagem: Arquivo Pessoal Professor Júlio César
Professor Júlio César de Jesus Costa - Imagem: Arquivo Pessoal Professor Júlio César

Em um momento em que os olhares do mundo se voltam para a Amazônia, especialmente com a proximidade de eventos como a COP30 em Belém, a perspectiva de especialistas como Júlio César ganha relevância. Ele argumenta que, “para uma verdadeira mudança geopolítica e a superação desses desafios, a presença e a atuação planejada do Estado são cruciais para evitar mais tragédias e promover o desenvolvimento sustentável e humano na vasta região”, concluiu.

Artigo do Professor Júlio César em destaque na Revista MOSAICO da PUC Goiás

Leia abaixo um importante texto do Professor Júlio César, publicado na MOSAICO – Revista de História da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás).


CLIQUE NO ARQUIVO PARA BAIXAR DOCUMENTO

 

 SEJA UM APOIADOR INFO.REVOLUÇÃO


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page